quinta-feira, 28 de agosto de 2014


O termo vintage muitas vezes diz respeito a um objeto que tem pelo menos 20 anos de idade. Muitas pessoas não consideram objetos dos anos 80 e 90 como vintage, mas parece que a idade mínima para que tenha esse estatuto seja 20 anos. Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage" enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage".
Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô. O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).
Vintage é uma palavra anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada. O famoso Vinho do Porto recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.
O termo também é usado para os automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.
Postar um comentário